Salário nominal vs salário real

1. Distingue salário nominal de salário real.
R: Salário nominal é a quantidade recebida em moeda resultante do trabalho. Salário real são os bens que se podem comprar com o salário recebido.
2. Explica como o salário real varia com o (1) aumento da salário nominal e (2) a taxa de inflação.
R: Se o salário nominal aumentar mais do que a taxa de inflação, o salário real aumenta. Se o salário nominal aumentar a mesma quantidade do que a taxa de inflação, o salário real fica igual. Se a taxa de inflação aumentar mais do que o salário nominal, o salário real diminui.
3. Relaciona as expressões “salário real” e “poder de compra”.
R: Quanto maior for o salário real, maior poder de compra teremos, pois o salário nominal é maior e assim podemos comprar mais bens com o dinheiro que adquirimos.
4. Indica como se calcula o salário real.
R: O salário real calcula-se dividindo o salário nominal pelo IPC e multiplicando tudo por 100.









5. 
Explica o que significa “indexar os salários” à taxa de inflação.
R: "indexar os salários" à taxa de inflação significa que os salários iriam subir ao ritmo da inflação. Se a inflação subisse, os salários também subiriam. Se a inflação descesse, os salários também desceriam.
6. Preenchendo o ficheiro de ajuda, de 2005 a 2018:
a) Calcula a taxa de inflação (linha 2);
b) Calcula a taxa de variação do salário nominal (linha 4);
c) Calcula o ganho (+) ou perda (-) do poder de compra pela diferença ente as variações de salários e de preços (linha 5);
d) Calcula o salário real em cada ano, a preços de 2005 (linha 6);
e) Calcula a taxa de variação do salário real (linha 7);
f) Calcula o valor do salário correspondente a 500€ em 2005, admitindo a sua indexação à taxa de inflação (linha 8).
















7. Interpretando o ficheiro de ajuda, indica em que ano:
a) Os preços estavam mais baixos; 2005
b) Os preços estavam mais altos; 2018
c) Os preços subiram mais; 2011
d) Os preços subiram menos; 2013
e) Os preços desceram mais; 2009
f) Os preços desceram menos; 2014
g) Os salários reais estavam mais baixos; 2006
h) Os salários reais estavam mais altos; 2018
i) Os salários reais subiram mais; 2009
j) Os salários reais subiram menos; 2014
k) Os salários reais desceram mais; 2012
l) Os salários reais desceram menos; 2006
m) Os salários nominais subiram mais; 2008
n) Os salários nominais subiram menos; 2011
o) Os salários nominais desceram mais; Não desceram.
p) Os salários nominais desceram menos; Não desceram.
q) O salário de 481,7€ em 2018, permite adquirir o cabaz de bens e serviços que em 2005 se comprava com _________.374,7 euros.
8. Calcula quanto deveria um trabalhador auferir em 2018 para adquirir o mesmo cabaz de bens e serviços que comprava em 2005 com 1.000,00 €. 

2005 - - - - - - 500  2005 - - - - - - 1000
2018 - - - - - - 602  2018 - - - - - - ?

?=602*2
 =1204
R: Um trabalhador deveria auferir 1204 euros para adquirir o mesmo cabaz de bens e serviços que comprava em 2005 com 1000 euros.



Comentários

  1. Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.

    ResponderEliminar
  2. COMO EU OBTENHO MEU EMPRÉSTIMO DESEJADO COM UM EMPRÉSTIMO CONFIÁVEL E CONFIÁVEL ÚLTIMA SEMANA DA EMPRESA. Email para resposta imediata: drbenjaminfinance@gmail.com Whatsapp +19292227023 Visite o site deles e acredite em você Site da empresa: https://capitalmanage-inc.com/

    Olá a todos, Meu nome é Sr. Justin Riley Johnson, sou do Texas, Estados Unidos, estou aqui para testemunhar como recebi meu empréstimo do BENJAMIN FINANCIAMENTO DE INVESTIMENTOS DE EMPRÉSTIMO (drbenjaminfinance@gmail.com) depois que me inscrevi Duas vezes de vários credores de empréstimo que alegaram ser os credores corretos aqui neste fórum, pensei que seus empréstimos fossem reais e apliquei, mas eles nunca me deram um empréstimo até que um amigo meu me apresentou a {Dr.Benjamin Scarlet Owen} o C.E.O da BENJAMIN LOAN FINANCE que prometeu me ajudar com um empréstimo do meu desejo e ele realmente fez o que ele prometeu sem qualquer demora, nunca pensei lá ainda são credores confiáveis ​​até que eu conheci {Dr.Benjamin Scarlet Owen}, que realmente me ajudou com meu empréstimo e mudou minha vida para o melhorar. Não sei se você também precisa de um empréstimo urgente, sinta-se à vontade para entrar em contato com o Dr.Benjamin Scarlet Owen em seu endereço de e-mail: drbenjaminfinance@gmail.com BENJAMIN LOAN FINANCE detém todas as informações sobre como obter dinheiro rapidamente e sem dor via Whatsapp +19292227023 Email: drbenjaminfinance@gmail.com e considere todos os seus problemas financeiros abordado e resolvido. Compartilhe isso para ajudar uma alma agora, obrigado

    Visite o site deles e acredite em si mesmo Site da empresa: https://capitalmanage-inc.com/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A inflação em Portugal e na UE

O conceito de produtividade