Repartição pessoal dos rendimentos: Leque salarial e Rendimento per capita

1. Aponte algumas razões que podem conduzir a uma repartição do rendimento injusta, mesmo num mercado eficiente.
R: Algumas razões que podem conduzir a uma repartição do rendimento injusta, mesmo num mercado eficiente são, por exemplo, a cor da pele, as suas origens, a sua herança e a que classe etária a sua família pertence/pertenceu, ...
2. Distinga o rendimento pessoal do rendimento pessoal disponível.
R: Rendimento pessoal é o dinheiro que é recebido por uma pessoa/família, resultante do trabalho, do capital e das transferências (rendimentos primários + secundários). Rendimento pessoal disponível é o dinheiro que uma pessoa/família pode gastar ou poupar ( rendimento pessoal - impostos diretos e contribuições pessoais).
3. Considerando uma nova distribuição do rendimento, calcula nos 3 países:









a) A percentagem do Rendimento Nacional que cabe ao trabalho (Repartição Funcional do Rendimento);

b) Quantas vezes o salário máximo é maior que o salário mínimo (Leque salarial);
c) Em que país o rendimento se encontra melhor distribuído? (considerando todos os rendimentos, ie., a Repartição Pessoal do Rendimento);
d) O Rendimento per capita.

e) Comente os resultados obtidos nas alíneas acima.
R: Quanto à Repartição Funcional do rendimento, este manteve-se constante. O salário máximo nestas tabelas é sempre maior do que o salário mínimo, isto deve-se ao fato de que existem pessoas que recebem mais do que outras devido aos seus estatutos sociais e cargos ocupados por elas nos seus empregos. O país em que o rendimento se encontra melhor distribuído na tabela 1 é o país 2. Na tabela 2 é o país 1 e na tabela 3 é o país 2. Assim, podemos dizer que esses 3 países são os mais desenvolvidos. O rendimento per capita manteve-se constante em relação a todos os países representados.
4. Refira três limitações do Rendimento per capita.
R: Três limitações do rendimento per capita são: ignorar a distribuição do rendimento pela população, ter uma Economia não-registada e ignorar a diferença de preços entre determinados países.
5. O EuroStat, calculando o Rendimento pessoal disponível per capita real ajustado, já pretende responder a uma das limitações do Rendimento per capita. Qual? Justifique.
R: O EuroStat tenta comparar os rendimentos das pessoas de diferentes países a partir do rendimento pessoal disponível per capita real ajustado, no qual também inclui a diferença de preços.
6. Publica um gráfico com os valores do Rendimento pessoal disponível per capita real ajustado, para 10 países contrastantes (5 dos + ricos e 5 dos + pobres). Comenta o gráfico.

R: De 2006 a 2017 estes 10 países tenderam a subir exceto a Grécia, que obteve uma grande descida, mas que mais ou menos em 2013 começou a subir. A Bulgária é o país com valores mais baixos, portanto, podemos dizer que é o país destes 10 em que cada pessoa recebe menos rendimentos. Já no caso do Luxemburgo, este é o país em que cada pessoa recebe mais pelo que trabalha (rendimentos) e em que os valores estão por volta dos 30000. Os outros países estão entre estes dois países mencionados.

Comentários

  1. Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

O conceito de produtividade

A inflação em Portugal e na UE