A atividade produtiva e a formação dos rendimentos

1. Refere duas medidas políticas propostas pelo RDH2015 tendo em vista a redução das desigualdades de oportunidades
R: Formulação e implementação de estratégias de crescimento em prol das populações pobres e fazer com que os trabalhadores de empresas, por exemplo, recebam uma parte dos lucros, fazendo com que os rendimentos entre as pessoas mais pobres e as mais ricas fiquem mais equilibrados.
2. Partindo da definição do rácio S80/S20 explica qual seria o seu valor numa sociedade igualitária.
R: Numa sociedade igualitária, o valor do rácio S80/S20 seria 1, pois o valor de x dos 20% mais pobres e o valor de x dos 20% mais ricos seria igual, em que x/x =1.
3. Observando o rácio S80/S20 nos países da União Europeia, relaciona a equidade na repartição do rendimento com desenvolvimento, comparando Portugal com dois países contrastantes.
R: Se um país for desenvolvido, então esse país vai ter um valor de equidade muito pequeno, pois a diferença entre o rendimento dos 20% mais pobres e dos 20% mais ricos é pequena. Se um país for menos desenvolvido, então o seu valor de equidade vai ser grande, pois a diferença entre o rendimento dos 20% mais pobres e os 20% mais ricos é grande. Por exemplo, Se compararmos Portugal com a Dinamarca, poderemos ver que a Dinamarca é um país mais desenvolvido, devido aos seus valores serem mais baixos do que Portugal (2005 - Port.:7,1; Dinam.:3,5) (2017 - Port.:5,9;Dinam.:4,4). Se compararmos Portugal com a Lituânia, vemos que Portugal tem um maior desenvolvimento do que a Lituânia, já que os seus valores são mais baixos comparativamente a esse país (2005 - Port.:7,1; Lit.:7,5) (2017 - Port.:5,9; Lit.:7,8)

4. Distingue rendimento de riqueza.
R: Rendimento é mais fácil de calcular em comparação coma riqueza, já que este é o valor que é acrescentado à riqueza por meio do trabalho.
5. Distingue riqueza de capital. 
R: Capital é quando nós investimos uma parte da nossa riqueza com o objetivo de obter mais riqueza.
6. Distingue rendimento de transferência. 
R: Rendimento é a distribuição do valor acrescentado. Transferências são, por exemplo, abonos de família, reformas, em que as pessoas não trabalham para obterem dinheiro.
7. Relaciona valor acrescentado com rendimento. 
R: Valor acrescentado é a diferença entre os inputs e os outputs. Rendimento é a distribuição do valor acrescentado.
8. Explica como necessariamente, do desenvolvimento do processo produtivo/actividade produtiva resulta a repartição primária dos rendimentos.
R: Se as pessoas recebem um determinado salário e forem de uma classe abastada, ou seja, os ricos, essas pessoas vão ter um valor de IVA superior às demais, pois o seu salário também é grande. Se as pessoas não receberem salário, ou seja, não tiverem um emprego, então irão receber uma determinada quantia de dinheiro por desemprego ou abono de família, entre outros. Esse dinheiro resulta do IVA que as pessoas mais ricas deram ao Estado, sendo que assim consegue-se obter uma maior igualdade entre ricos e pobres.
9. Além das disparidades salariais, refere outro factor que contribui para uma repartição do rendimento injusta.
R: Outro fator que contribui para uma repartição do rendimento injusta além das disparidades salariais é que as pessoas que estão nos cargos superiores recebem lucros, rendas, juros (rendimentos do capital).
10. Explica as disparidades salariais em resultado dos seguintes factores:
a) Qualificações profissionais;
R: Se uma pessoa é mais qualificada, então vai ter um emprego mais remunerado e mais bem pago do que uma pessoa menos qualificada.
b) Anos de experiência;
R: Se uma pessoa tem mais anos de experiência do que outra, então vai ter um salário maior e melhor do que uma pessoa que não tem experiência ou então que tem pouca experiência.
c) Diferencial de compensação (poder de atracção das profissões);
R: Se uma pessoa tem mais conhecimentos por ter feito mais cursos e especializações, então vai abranger uma maior área de profissões do que uma pessoa que não é qualificada em nada.
d) Segmentação de mercados em grupos não concorrentes (carreiras/categorias profissionais). 
R: R: Se uma pessoa tem um emprego, por exemplo, de faxineira, então vai receber menos do que uma pessoa que é, por exemplo, médica, já que a maioria das pessoas sabem fazer trabalhos domésticos, enquanto que para ser médico tem-se que ter uma especialização. Se uma pessoa também tiver um emprego de faxineira e tiver de limpar vidros num prédio, por exemplo, como é um emprego arriscado ela vai receber mais do que, por exemplo, um varredor de ruas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O conceito de produtividade

A inflação em Portugal e na UE