Estruturas de mercado

1. Observando a tabela de Francisco Pereira de Moura distingue concorrência pura de monopólio.
R: Na concorrência pura existem muitos compradores e muitos vendedores. Os produtores são aceitantes de preço, pois são muitos e têm dimensão reduzida. Eles não têm qualquer influência sobre o mercado sendo que o produto é homogéneo. No monopólio não existe concorrência, havendo apenas um produtor e sendo o Estado quem regula o preço que é estabelecido no mercado. Neste caso, se o preço subir, as pessoas continuam a comprar o produto, devido ao seu gosto e preferência pela marca do produto. Este produto não tem substitutos próximos.
2. Indica as quatro hipóteses admitidas em concorrência perfeita.
R: As quatro hipóteses admitidas em concorrência perfeita são: Há muitos compradores e muitos vendedores, o produto é homogéneo, similar ou indiferenciado, perfeita mobilidade dos fatores produtivos a longo prazo e informação perfeita.
3. Critica cada uma das quatro hipóteses acima lendo o texto de Robert Frank.
R: Há muitos compradores e muitos vendedores: Nenhum comprador ou vendedor tem influência sobre o mercado (dimensão pequena). Eles são aceitantes de preço. Por exemplo, existem vendedores que têm lojas com uma dimensão muito maior do que as outras. Exemplo: HIPERCHINA em relação a outras lojas de chinês.
O produto é homogéneo, similar ou indiferenciado: Não conseguimos distinguir um produto do outro. Por exemplo, a cerveja é um bem homogéneo, pois não conseguimos distingui-las umas das outras. Mas nem todas as pessoas não conseguem. Existem pessoas que conhecem bem a cerveja e os seus sabores e conseguem distingui-las.
Perfeita mobilidade dos fatores produtivos a longo prazo: Neste caso, podemos dizer que a mobilidade não é totalmente perfeita. Exemplo: O empresário demora algum tempo a deslocar o capital até ao fator mais produtivo (Empresa de telemóveis de teclas para telemóveis mais modernos (touch)). Para uma pessoa que trabalha, também é difícil para ela mudar de emprego, supondo que
essa pessoa tenha família, casa, etc.
Informação perfeita: As hipóteses têm como objetivo simplificar o mundo real. Por exemplo, uma empresa quer aumentar o preço de um produto, mas tem de ter informações para saber se iria ser rentável para ela ou não, por causa da competitividade, por exemplo, tendo de saber o preço dos outros produtos. Mas isso não é possível acontecer já que também não é possível saber o preço de todos os produtos.
4. Distingue concorrência perfeita de concorrência monopolística associando cada uma destas formas de mercado a uma das situações A ou B cuja curva da procura se apresenta. Justifica a resposta com Richard Lipsey.
R: Na concorrência perfeita se um produtor vender um produto ao preço de mercado, este vai ser comprado pelos consumidores. Mas se esse produto aumentar o preço de mercado (a linha sobe),  então os consumidores não irão comprar esse produto, indo a outro lugar onde o produto seja mais barato, já que as empresas são aceitantes de preços. Este é o caso da situação A.
No caso da situação B, ou seja, na concorrência monopolística, se o preço de um determinado produto subir, as pessoas continuam a comprar devido ao gosto e preferência pela marca desse determinado produto, pois o produto é diferenciado.

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