Teoria elementar da procura

1. Distingue volume da procura de quantidade adquirida ou quantidade realmente comprada e vendida.
R: Volume da procura é a quantidade desejada de um determinado bem por um consumidor. A quantidade adquirida ou quantidade realmente comprada e vendida é a quantidade que o consumidor realmente compra e adquire.
2. “O volume da procura é um fluxo”. Explicita o significado desta afirmação.
R: O significado da afirmação "O volume da procura é um fluxo" quer dizer que não interessa a compra de produtos por parte das pessoas uma vez só e sim a continuidade de compra de produtos por parte das pessoas.
3. Indica as variáveis de que depende o volume da procura, explicitadas por Lipsey na função da procura. 
R: As variáveis de que depende o volume da procura, explicitados por Lipsey na função da procura são os preços dos bens sucedâneos e/ou complementares, pelo rendimento de uma determinada família, pelas preferências e gostos por parte da família, entre outros.
4. Explica por que razão o volume da procura varia inversamente com o preço do bem.
R: O volume da procura varia inversamente com o preço do bem, pois se o preço do bem não sobe, então a procura vai ser mais reduzida, pois os consumidores passam a substituir este bem por bens sucedâneos.
5. Explica como se chega à curva da procura a partir da função procura.
R: Chega-se à curva da procura a partir da função procura supondo que as variáveis são constantes, além do preço e da sua quantidade.
6. Interpreta a inclinação descendente da curva da procura.
R: A inclinação descendente da curva da procura quer dizer que se um preço de um determinado bem aumentar, então o volume da procura vai diminuir.
7. Descreve o efeito ilustrado na curva da procura agregada (AD), quando se passou do ponto (P1, Y1) para (P2, Y2).
R: Quando se passou do ponto (P1, Y1) para (P2, Y2), o preço do bem diminuiu, então houve um aumento da procura, sendo esta quantidade procurada (agregada) maior do que a procura.
8. Identifica a situação e descreve um possível efeito ilustrado em cada uma três imagens abaixo.
R: A situação e um possível efeito ilustrado na imagem 1 é que houve um aumento da procura consequente de uma diminuição dos preços devido a, por exemplo, uma mudança nos gostos e preferências favorável à venda do produto, um aumento dos salários e quando aumentam os preços de um bem sucedâneo e baixam os preços de um bem complementar. Na imagem 2 houve uma variação da procura, pois o preço do bem baixou, fazendo com que a quantidade procurada aumentasse e na imagem 3 houve uma redução da procura, devido a uma redução dos rendimentos das famílias, etc.
 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

A inflação em Portugal e na UE

O conceito de produtividade