Preço de um bem - noção e componentes

1. Explica o paradoxo da água e do diamante utilizando os conceitos de valor de uso e valor de troca.
R: A água tem um maior valor de uso do que o diamante, já que sem água não podemos viver. Se trocarmos um diamante por uma quantidade de produtos ou, neste caso, água, conseguiremos um maior valor de uso do que a água em si.
2. Explica o paradoxo da água e do diamante utilizando os conceitos de utilidade total e utilidade marginal.
R: A utilidade total da água é toda a água que gastamos durante um determinado período.O primeiro copo de água que bebemos teria uma utilidade marginal muito grande, aproximando-se do infinito. Os 2º, 3º, 4º,... copos de água já têm uma utilidade muito menor. Já no caso do diamante, a utilidade marginal do último diamante continua a ser muito elevada.

3. Refere três factores que influenciam a formação dos preços.
R: Três fatores que influenciam a formação dos preços são: Custo de mercado, em que os produtores e os consumidores interagem, custo de produção, em que um vendedor tem que vender o seu produto compensando a produção, e a utilidade marginal, em que os consumidores ficam mais satisfeitos.
4. Comenta a importância da estrutura do mercado na formação dos preços, referindo dois exemplos de mercado concorrencial e dois exemplos de monopólio.
R: A importância da estrutura do mercado na formação dos preços é que o monopólio e concorrência têm muitos produtores e muitos consumidores. Neste caso, os consumidores têm um grande poder de compra, já que são eles que determinam a concorrência entre, por exemplo, supermercados, sendo estes que influenciam os preços. O monopólio tem muitos consumidores mas um só produtor. Este produtor contém um grande poder de mercado. Exemplos de mercado concorrencial: Cafés e supermercados. Exemplos de monopólios: GALP (Portugal) e Apple.
II
Posição F: Como portugueses, como pais e avós, queremos viver num país onde é mais caro ter um bebé na creche do que ter um jovem adulto na faculdade? – A FAVOR DAS PROPINAS NA FACULDADE

Posição C: Somos um dos países europeus onde a percentagem de estudantes que abandonam a universidade por razões financeiras é mais alta. – CONTRA AS PROPINA S NA FACULDADE

1. Apresenta dois factores a favor e dois factores contra a cobrança de propinas na faculdade, que se aproximem do custo real do bem.
R: Dois fatores a favor da cobrança de propinas na faculdade que se aproximem do custo real do bem são que as pessoas podem dizer que a creche é que deveria de ser gratuita e assim os trabalhadores é que, indiretamente, vão pagar as faculdades dos jovens através de, por exemplo, contribuintes, mas que esse dinheiro poderia ser gasto em coisas mais interessantes como nas creches, para as pessoas ficarem mais incentivadas a terem mais bebés. Dois fatores contra a cobrança de propinas na faculdade são: Muitos jovens estão a abandonar e outros nem vão para a faculdade por causa de questões financeiras. Exemplos: O transporte de casa-faculdade e faculdade-escola e o custo das residências.
2. Justifica a insuficiência dos aspectos estudados nesta tarefa para explicar a formação dos preços.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O conceito de produtividade

A inflação em Portugal e na UE