História e tipos de moeda

1. Distingue troca directa de troca indirecta.
R: Uma troca direta consiste em trocar um bem por outro bem, não envolvendo dinheiro, como por exemplo: 2 chocolates por 2 rebuçados. Enquanto que numa troca indireta troca-se um bem por dinheiro ,como por exemplo, um telemóvel por 130 euros.
2. Apresenta exemplos de bens que tenham sido utilizados como moeda.
R: Os bens que foram utilizados como moeda foram por exemplo sal,caças, conchas, cerveja, etc...
3. Define moeda-mercadoria.
R: Moeda-mercadoria eram bens que eram utilizados como moeda, mas que também poderiam ser consumidos.
4. “Para que um bem apenas sirva como moeda, esse bem deve ser inútil”. Justifica.
R: Têm de ser inúteis, porque tem de ter utilidade monetária se nao acabasse por esgotar,pois tem como utilidade ser usada para outras trocas
5. Indica as características que um bem deve apresentar para funcionar adequadamente como moeda.
R: As características que um bem deve apresentar para funcionar adequadamente como moeda são: divisibilidade, durabilidade, aceitabilidade geral, ter reduzida procura não monetária, manter o valor, ser prática de movimentar e ser dificilmente falsificável.
6. Define moeda de papel (primeiras notas).
R: Houve um tempo em que antigamente os bens valiosos das pessoas como a prata e o ouro eram guardados pelo ourives. Em troca ele dava um recibo às pessoas. Mais tarde esse recibo começou a servir para pagar os produtos comprados pelas pessoas. Com a padronização deste, esses recibos conduziram-nos até às notas que hoje conhecemos.
7. Explicita o conceito de moeda fiduciária (da expressão latina fiduciariu, que depende de 
confiança).
R: Esse tipo de moeda era designada por moeda fiduciária por se basear na confiança, já que os outros também a aceitam, nós acabamos automaticamente por aceitar.
8. Explicita o conceito de papel-moeda.
R: O conceito de papel-moeda é  quando as notas deixam de ser convertíveis e os Estados impõem a sua aceitação.
9. Define moeda escritural.
R: Moeda escritural é quando se inscreve o valor que se quer transferir como por exemplo o cheque,pois é constituída pela movimentação dos depósitos bancários.
10. Define moeda de plástico.
R: Hoje em dia as notas e moedas estão sendo trocadas por cartões de plástico (cartões de crédito, ...)
11. Define moeda electrónica.
R: Moeda eletrónica é quando utilizamos uma conta bancária, com o meio eletrônico para transferir para o tal, sem ter necessidade de andar com dinheiro, como por exemplo, para pagar a Internet, havendo uma transferência bancária.
12. Relaciona a evolução tecnológica com o processo de desmaterialização da moeda.
R: A evolução tecnológica ocorreu devido à desmaterialização da moeda, devido a atualmente existirem recibos eletrónicos, registos de conta bancária, enquanto que o processo de desmaterialização da moeda só se desenvolveu devido às tecnologias de informação.
13. Distingue diversos tipos de cartões bancários: débito, crédito e pré-pagos. 
R: Os diversos tipos de cartões bancários como o débito, crédito e pré-pagos têm como função, respetivamente:  dos utilizadores usufruírem deles até ao limite do seu saldo, dos utilizadores poderem gastar o dinheiro até um determinado plafond e dos utilizadores poderem gastar apenas o valor que está no cartão, que foi previamente carregado.












Comentários

Mensagens populares deste blogue

A inflação em Portugal e na UE

O conceito de produtividade