A inflação em Portugal e na UE

1. Constrói e interpreta dois gráficos semelhantes aos anteriores (*), partindo da Taxa de Inflação (Taxa de Variação do -Índice de Preços no Consumidor), no PORDATA.



























R: Neste gráfico podemos observar que o índice de preços do total deste conjunto de países é muito parecido em relação aos altos e baixos da variação dos preços do consumidor. Apesar disso, podemos notar que a Zona Euro tem um índice de preços baixo relativamente aos outros países, sendo a UE o conjunto de países em que, em média, o índice de preços é mais baixo. Destes países, Portugal é o que tem um índice de preços do consumidor mais elevado, seguido de Malta, Chipre, Bélgica e, por fim, a Alemanha.






R: Neste gráfico podemos observar que em 2001, os bens que se compravam com 100 euros, em 2018, na UE, esses bens compravam-se com aproximadamente 137 euros. Na Zona Euro com aproximadamente 133 euros, na Alemanha com aproximadamente 128 euros, sendo este o valor mais baixo relativamente a este gráfico, a Bélgica com aproximadamente 139 euros, Chipre com aproximadamente 132 euros, Malta com aproximadamente 140 euros, sendo este o valor mais alto e Portugal com um valor aproximado de 135 euros.

2. Utilizando os dados do EUROSTATindique e interprete, para Portugal e para a AE19, em Dezembro de 2018:
a) O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor com 2015=100;

b) A taxa de inflação mensal;

c) A taxa de inflação homóloga;

d) A taxa de inflação média. 

III
Em que ano o salário real foi maior? Preenche a tua parte do ficheiro.

(*) Os "países" a utilizar no ponto 1 são:
- UE28
- AE19
- Portugal
- 2 países do grupo dos fundadores da CEE (1957) (Alemanha e Bélgica)
- 2 países do 5º alargamento da UE (2004) Se necessário, ver aqui (Chipre e Malta)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O conceito de produtividade