O conceito de produtividade

1. O conceito de Produtividade apresenta duas variantes: Produtividade do Trabalho e Produtividade Total dos Factores. Distingue-as.
R: Produtividade do trabalho é a quantidade produzida de um determinado produto ou serviço e que é dividida pelo fator produtivo. Produtividade total dos fatores é a produção a dividir por todos os fatores de produtividade.
2. Como podemos melhorar a produtividade?
R: Aumentando os fatores produtivos do trabalho e aumentando mais a quantidade de produtos produzidos, devido ao risco de ficarem mais pessoas desempregadas.
3. Que factores determinam a produtividade?
R: A comunicação eficiente, a definição de metas, o bom equipamento de produção e a qualificação do trabalhador.
4. Compara a produtividade em Portugal com a dos 5 países onde é mais elevada e com a dos 5 onde é menor. (Utiliza o link do ponto seguinte.)
R: Portugal tem um valor de 66,4, um valor que é abaixo da média. O Luxemburgo tem um valor de 172,7, Dinamarca um valor de 131,6, Alemanha um valor de 127,2, Países Baixos um valor de 126,3 e Áustria um valor de 118,3. Estes países são onde a produtividade é mais elevada. Os países onde a produtividade é mais baixa é a Bulgária com um valor de 45,3, Letónia com 58,4, Roménia com 59,3, Polónia com 60,9 e Hungria com 63,8.
5. Constrói no Excel um gráfico ilustrando a Produtividade em Portugal relativamente à União Europeia a partir da Produtividade laboral por hora de trabalho (PPS, UE28=100)Comenta.
SUGESTÃO: Além da média da UE, selecciona ainda dois países contrastantes, ie. um de elevada, outro de reduzida produtividade. 
R: Nestes gráficos podemos observar que a produtividade de Portugal foi aumentando ligeiramente, mas, mesmo assim, abaixo da média. Apesar disso, a Estónia apresenta valores de produtividade mais baixos, aumentando de 2000 para 2015. Já a Alemanha apresenta os valores mais altos comparativamente a estes dois países, sendo acima da média da UE e tendo os seus valores de produtividade quase estáveis, havendo ligeiras subidas e descidas. Em relação às horas de trabalho, a Roménia é o país em que os trabalhadores produzem menos por hora, apesar de a produção ter subido consideravelmente de 1995 para 2017. Portugal também produz pouco por horas de trabalho, tendo os valores quase estáveis. A Roménia e Portugal têm estes valores abaixo da média da UE. A França produz mais do que estes países por hora de trabalho, aumentando para 155,0 em 2001, mas depois tendo decréscimos e subidas na produtividade por horas de trabalho, sendo este país o que está acima da média da UE.

6. Comenta o valor da Produtividade do Trabalho por pessoa empregue na economia portuguesa comparativamente aos mesmos países da União Europeia. 
Apesar dos valores da produtividade por pessoa empregada serem diferentes dos da produtividade por hora de trabalho, as conclusões são as mesmas? 


R: Portugal e a Polónia têm valores abaixo da média da UE, sendo que Portugal tem mais produtividade do trabalho do que a Polónia. A Polónia aumentou muito os seus valores de produtividade, fazendo com que em 2017 os valores de Portugal e Polónia se encontrassem. A Alemanha tem valores acima da média da UE, sendo estes valores quase estáveis, rondando os 110. 7. Explicita a relação que se deve observar entre o salário e a produtividade marginal, quando um empresário decide contratar mais um trabalhador. 
R: 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A inflação em Portugal e na UE