Combinação dos fatores de produção II

6. Demonstra que a concentração das empresas ocorre nos sectores com mais elevados custos fixos, recorrendo à lei das economias de escala.
R: É verdade, pois se os custos fixos têm uma maior produção, os custos unitários baixam, fazendo com que a concentração das empresas suba.
7. Relaciona as (des)economias de escala com a curva do custo médio.
R: Quando o custo médio está abaixo da média e acrescenta-se um valor, então a média decresce (deseconomia). Quando o custo médio está acima da média e acrescenta-se um valor, a média cresce (economia).
8. “Se as escolas forem muito grandes, as pessoas deixam de conhecer-se e o anonimato contribui para o aumento da indisciplina”.
8.1. Comenta utilizando o conceito apropriado.
R: É verdade, pois o custo fixo é a escola,ou seja, é aquilo que não muda, pois ela continua a ser grande. O custo variável são as pessoas. Se a escola é grande, então a tendência é que hajam muitos alunos, o que faz com que eles se conheçam menos. Isso aumenta a indisciplina, pois se antes existiam pessoas indisciplinadas, agora existem mais, pois existem mais pessoas indisciplinadas.
8.2. Refere outros factores, como (a) a lotação das salas, (b) a dificuldade em conseguir melhores horários, (c) o distanciamento da direcção relativamente a alunos, professores e pais. 
R: Se uma escola tiver muitos alunos, isso faz com que os professores tenham uma maior dificuldade em dar aulas, fazendo com que haja uma maior dificuldade em conseguir horários melhores. Se os alunos não se conhecerem uns aos outros e nem aos professores e pais, isso faz com que haja um aumento da indisciplina.
8.3. Aponta alguns factores que possam justificar as deseconomias de escala nas empresas.
R: Alguns fatores que possam justificar as deseconomias de escala nas empresas são: utilizar trabalhadores que não têm treino ou experiência e usar máquinas que as pessoas não sabem utilizar.

II

Partindo de uma leitura de Alfred Marshall, (Backupapresenta três argumentos que justifiquem a concentração empresarial partindo das economias de escala.
SUGESTÕES DE LEITURA: Economias de escala e tendência para a fusão, Larga escala e rentabilização de maquinaria, Larga escala e economia de competências, Larga escala e atracção de trabalhadores excepcionais, Larga escala e homens de confiança.
R: 1º ARGUMENTO: Três argumentos que justifiquem a concentração empresarial partindo das economias de escala são: as empresas compram os seus produtos em grande quantidade e baratos, fazendo com que os consumidores comprem os seus produtos, pois são variados, têm um grande stock e a reputação da empresa transmite-lhes confiança. 2º ARGUMENTO: Se uma empresa tiver trabalhadores qualificados e empenhados que dêem o seu máximo, então a empresa obtém um bom e grande trabalho. 3º ARGUMENTO: Se uma empresa for mais conhecida do que outra, então existirão mais pessoas qualificadas que conheçam essa empresa, fazendo com que esta tenha melhores trabalhadores e, portanto, um melhor trabalho do que a outra.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A inflação em Portugal e na UE

O conceito de produtividade