A combinação dos fatores de produção







1. Completa a tabela e interpreta a linha correspondente a Q=4. +2. Representa graficamente CT=CF+CV. Justifica a configuração das curvas.
R: As curvas estão configuradas desse modo, pois o custo de trabalho está a diminuir e o capital está a aumentar.






















3. Representa graficamente a relação entre o Custo Marginal e os Custos Médios (CFM, CVM e CTM). Justifica a configuração das curvas. 
R: As curvas estão configuradas desse modo, pois o CMg está a subir, o CFM está a diminuir, o CVM está a aumentar e o CTM diminuiu e depois aumentou.

4. Indica a combinação óptima de factores correspondente aos salários de 5 ao custo da capital de 5,5 na tabela que ficou incompleta na segunda imagem deste postFórmula: (L*W) + (K*R)
A: 5+33=38
B: 2*5=10; 3*5.5=16.5; 10+16.5=26.5
C: 3*5=15; 2*5.5=11; 15+11=26 
D: 6*5=30; 1*5.5=5.5; 30+5.5=35.5
R: A combinação ótima dos fatores é C, pois é onde os custos são menores.

5. Relaciona as economias de escala com a concentração que se verifica em muitos ramos da actividade económica: banca, automóvel, distribuição de combustíveis, distribuição a retalho, etc.
R: Uma economia de escala é quando existe uma redução dos custos, o que faz com que a produção aumente e comecem a existir ramos na atividade económica como, por exemplo, a banca, o automóvel, entre outros. Já que os custos fixos aumentaram, pois a produção também aumentou, então os custos unitários baixaram.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A inflação em Portugal e na UE

O conceito de produtividade