Rendimento e condições de vida PT-UE

 1. Consultando a Infografia do EuroStat constrói no Paint uma imagem comparando Portugal com o país A.

2. Consultando o destaque do INE Rendimento e Condições de Vida (Backup), comente a taxa de risco de pobreza:
a) por grupo etário de 2003 a 2013 (pp. 2);
R:A taxa de risco de pobreza de 2003 para 2013 diminuiu para população idosa , enquanto que a taxa de risco de pobreza para a população jovem aumentou. Mesmo assim, a média de pessoas que podem ficar pobres não mudou muito em questões de grupos etários.
b) segundo a composição do agregado familiar (pp. 2);
R: Segundo a composição do agregado familiar ,o que se encontra com a taxa de risco de pobreza é 1 adulto sem crianças(23.1%);1 adulto com pelo menos 1 criança (38,4%);2 adultos com 3 + crianças (38,4%) e outros agregados, com crianças (28,8%), ou seja, os casais que não têm filhos estão menos propensos à pobreza do que os que têm filhos.
c) referindo a importância das transferências sociais (pp. 3).
R: A taxa de risco de pobreza antes de qualquer transferência social  era muito elevada, mas após transferências relativas a pensões ouve uma  grande melhoria, havendo assim uma descida. Após transferências sociais houve uma drástica descida com comparação a haver qualquer transferência social.
4. Utilizando a Taxa de privação material severa (no PORDATA) para 2007 e 2017, constrói no Excel e comenta e um gráfico com os 5 países indicados. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A inflação em Portugal e na UE

O conceito de produtividade