Consumerismo

1. Consultando o link completa dois dos tópicos "Não é fácil, ser consumidor!" (p. 7) 
R: Diferentes preços: Diferentes marcas...têm preços distintos, pois cada marca tem o seu preço. Umas marcas são mais caras do que outras. Exemplos: Se quisermos ir à loja fazer compras, não precisamos de comprar uma roupa muito cara, mas se formos a uma festa de gala, teremos de comprar uma roupa mais cara.
Eficazes promoções comerciais: Publicidade e marketing... têm um forte impacto na mente das pessoas, pois se elas vêm uma boa publicidade e precisam do produto, então elas irão experimentá-lo para comprovar se cumpre com o seu objetivo. Exemplo: Uma pessoa pode ver uma publicidade de máscara para pontos negros (máscara de carvão). Se ela tiver pontos negros e quiser retirá-los, então ela vai querer definitivamente experimentar essa máscara.

2. A DECO concebeu a apresentação que tens estado a ler para promover a Educação do Consumidor e práticas consumeristas.
Refere dois objectivos da Educação do Consumidor. (p. 15) 
R: Dois objetivos da Educação do Consumidor são: Fazer com que o consumidor consiga saber o impacto que está a fazer no ambiente e conseguir satisfazer as suas necessidades quotidianas com o dinheiro que tem disponível.

3. “Até à data, e no geral, o homem actuou no seu ambiente como um parasita, tomando o que deseja com pouca atenção pela saúde do seu hospedeiro, isto é, do sistema de sustentação da sua vida.” Hutchison (2000), citado em Consumo e Ambiente
Distingue o caminho Tecnozóico do Ecozóico, e refere a importância das tecnologias limpas para salvar o Planeta da degradação do ambiente e das alterações climáticas. 
R: O caminho Tecnozóico é aquele em que se acredita que a tecnologia pode resolver todos os problemas ecológicos, independentemente das nossas atividades que prejudicam o ambiente. Em contrapartida, o caminho Ecozóico é aquele em que queremos ajudar a natureza e o ambiente, tendo o pensamento de que nós fazemos parte da natureza e fazendo todo o possível para reduzir os impactos negativos na natureza. As tecnologias limpas nascem da vontade de o ser humano querer preservar os recursos ambientais, fazer o possível para que o ambiente não seja degradado e ao mesmo tempo fazer com que haja uma produção de recursos desejada para todos.

4. Verifica que o consumo insustentável referido na questão anterior é explicado não só pela Economia, mas também pela Psicologia ou pela Sociologia entre outras. 
R: O consumo insustentável referido na questão anterior é explicado também pela Psicologia e pela Sociologia, pois estas áreas também pensam nas ações dos humanos em relação ao ambiente. Exemplos: Para compreendermos a oniomania, a psicologia estuda essa doença.
5. Refere como o consumismo é responsável pela exclusão do acesso de grande parte da população aos bens de consumo. 
O consumismo é responsável pela exclusão do acesso de grande parte da população aos bens de consumo, pois nós podemos ver as pessoas a comprarem bens caros, mas se não tivermos dinheiro para comprá-los, então sentimo-nos excluídas. Os países desenvolvidos também utilizam as matérias-primas dos países em desenvolvimento, fazendo com que estes tenham menos recursos disponíveis para produzir. 
6. Comenta dois direitos do consumidor que te pareçam frequentemente obstruídos. 
Dois direitos do consumidor que me parecem frequentemente obstruídos são: o direito à proteção jurídica e uma justiça acessível e pronta, pois existem casos em que os juízes são pagos para tomar uma outra decisão (corruptos) e também existem casos de injustiça por questões sociais e etc. O direito à proteção da saúde e segurança, pois o produtor tem a responsabilidade pela reparação ou substuição de coisas defeituosas perante o consumidor.
7. Será que frequentemente os jovens transmitem às suas famílias comportamentos de consumo mais consistentes com os seus deveres enquanto consumidores? Justifica. 
R: Não, pois os pais é que dão o exemplo, e os filhos frequentemente seguem os seus exemplos. Assim, se eles são consumistas ou não, isso depende dos pais também.

8. Indica os quatro erres do Rap do Eco Consumidor. * Backup 
Os quatro erres do Rap do Eco Consumidor são: Reduzir, reciclar, reutilizar e repensar.
9. Do teu ponto de vista o que é mais importante para consumir responsavelmente?
A - Conhecer a Lei do Consumidor
B - Ter valores compatíveis com um consumo responsável
Justifica.
R: Ter valores compatíveis com um consumo responsável, pois não vale a pena conhecer a lei do consumidor se não praticamos os valores que lá estão escritos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A inflação em Portugal e na UE

O conceito de produtividade