Oniomania - Doença que atinge 1% da população

1. Refere factores que conduzam ao consumo impulsivo.´
R: Fatores que conduzem ao consumo impulsivo são os sentimentos de ganância, depressão, solidão e querer ter as mesmas coisas do que os outros, mas as pessoas também são influenciadas pela publicidade, moda, ...
2. Caracteriza a oniomania.
R: A oniomania é uma doença que se caracteriza pelo consumo impulsivo e compulsivo das pessoas em relação a coisas que elas compram, mas que não precisam, ou que precisam, mas que compram em demasia.
3. Distingue o consumismo da doença (oniomania)?
O consumismo é quando as pessoas compram muitas coisas, mas muitas dessas coisas elas não precisam. A doença da oniomania é quando uma pessoa ultrapassa a "fronteira que separa o consumismo da doença", ou, por outras palavras, quando a pessoa transforma o consumismo num medicamento para as coisas más que estão a acontecer na sua vida.
4. “Comprar coisas de que não se precisa faz parte do estatuto de ser mulher”. Comenta.
R: Normalmente os homens têm uma maior tendência a ser compulsivos do que as mulheres. Já as mulheres mostram o que valem não pelo que compram ou têm, mas sim pelo seu caráter e pelas decisões que elas tomam na vida.
5. “A compulsão não escolhe género, os homens apenas têm outros interesses”. Identifica as áreas de consumo compulsivo segundo o género.
R: As mulheres têm mais tendência a comprar mais acessórios, coisas para o cabelo, roupas que estão na moda e gastam dinheiro regularmente em acessórios de beleza. Em contrapartida, os homens gostam mais de gastar o seu dinheiro em jogos, carros, ténis, roupa, mas apesar de gastarem menos dinheiro do que as mulheres em geral, eles têm um consumo mais impulsivo, pois são menos organizados do que as mulheres para as compras.

6. Identifica o perfil das pessoas que correm maior risco de se endividarem.
R: As pessoas que correm um maior risco de se endividarem são as pessoas que têm um salário alto, mas que depois ficam desempregadas, pois os bancos emprestam dinheiro a quem "não precisa", ou seja, a pessoas que têm quase a garantia de que vão pagar o crédito. Mas quando ficam desempregadas elas continuam a comprar bens luxuosos para manterem a aparência, apesar delas não precisarem muito desses bens.

7. Refere a Internet como facilitadora do consumismo.
R: A Internet facilita o consumismo, pois tem muita publicidade, muitas sites de lojas com preços mais baixos do que em lojas locais, em que estas levam os produtos comprados às próprias casas das pessoas, facilitando a deslocação das pessoas aos locais de venda.

8. Refere a Internet como ferramenta de uma atitude consumerista.
R: A Internet é uma ferramenta de uma atitude consumerista, pois ajuda também as pessoas a pensar melhor sobre os preços da suas compras. Por exemplo, os sites que comparam preços de diversas lojas e que ajudam as pessoas a saberem qual é o preço mais barato e acessível dos produtos. Assim, as pessoas vão à Internet para saberem o que comprar e como comprar, o que contribui para uma melhor decisão de consumo.

9. A propensão ao consumismo depende da educação? Como?
R: A propensão do consumismo depende da educação, pois na escola, por exemplo, as pessoas são ensinadas a não ser consumistas por causa da poluição e de diversas outras coisas. Por causa disso, algumas pessoas ficam a pensar nas consequências que as gerações futuras poderão ter, apesar de outras nem ligarem a isso. As pessoas também aprendem pelo exemplo dos pais e por experiência própria, pois se quiserem comprar uma coisa, terão de trabalhar para isso.

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