A unidade do social


  1. Relacione o conceito de Fenómeno Social Total com a unidade do social.
  2.  R: O conceito de Fenómeno Social Total tem diversas dimensões e múltiplas perspetivas económicas, históricas, políticas,... e a unidade do social é única, como todos os fenómenos fazem parte da mesma realidade que é única.
  3. Distinga objecto real de objecto científico.
  4. R: O objeto real é a realidade a estudar em si, como por exemplo o desemprego. O objeto científico são as explicações que a ciência dá para aquilo que observa.
  5. Como se justifica a criação de diversas Ciências Sociais se o seu objecto real é o mesmo. R: Cada ciência social explica o objeto real de uma maneira diferente, o que facilita a aprendizagem e o conhecimento.
  6. Recorrendo ao exemplo do desemprego, mostre que da separação dos saberes em diversas disciplinas, decorre necessariamente a interdisciplinaridade como atitude metodológica. R: Cada ciência pode explicar o desemprego parcialmente, mas se quisermos umpartelicação global, temos de reunir os vários conhecimentos.
  7. Recorrendo a outro fenómeno social apresentado na aula, mostre que também é um FST.
  8. R:Os ubers são um FST, pois têm diversas dimensões e perspetivas, como por exemplo a economia e a política. Todos esses fenómenos fazem parte de uma mesma realidade.
  9. Explicite o conceito de interdisciplinaridade. Refira cinco ciências sociais mostrando a sua utilidade na abordagem interdisciplinar das migrações.                                                    R: A interdisciplinaridade é um conceito que abrange todas as ciências sociais. Destas, cinco são: A economia, a sociologia, a história, a psicologia e a política.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A inflação em Portugal e na UE

O conceito de produtividade