Capital

1. Apresenta um conceito de “riqueza”.
R: "Riqueza" é quando temos muitos bens caros de conforto e necessários para a nossa sobrevivência e diversão. Quando trabalhamos, nós só conseguimos adquirir uma parte desses bens, mas se tivermos empregados, ajudantes,... o trabalho deles contribui positivamente para a nossa riqueza. Assim, o trabalho é a verdadeira fonte da nossa riqueza, pois podemos trocar bens a partir dele.
2. Distingue os novos-ricos dos novos pobres, relacionando-os com os conceitos de mobilidade social e desigualdade na repartição do rendimento. 
R: Os novos-ricos são pessoas que enriqueceram recentemente (desde 2000) através de imobiliário, produtos financeiros,... Os novos pobres são pessoas da classe média que devido a terem ficado desempregadas, ficaram pobres, pois ficaram sem a sua fonte de rendimento, não podendo pagar todas as suas contas, como os empréstimos do carro, da casa,...
3. Indica as actividades desenvolvidas pelos portugueses mais ricos em 2012, e compara-a com a lista de 2017Indica as alterações nas primeiras 5 posições deste ranking.
R: As atividades desenvolvidas pelos portugueses mais ricos de 2012 foram: Alexandre Soares dos Santos quadriplicou o seu património desde 2004, acumulando uma fortuna de 2070 milhões de euros. Américo Amorim que participa ativamente na Corticeira Amorim, na Galp Energia e em bancos ocupa o 2º lugar, pois a sua fortuna caiu 24,4%, tendo agora 1,9 mil milhões de euros.
4. Distingue riqueza de capital.
Riqueza é o dinheiro que fica guardado no banco. Capital é quando mobilizamos parte do dinheiro para a atividade produtiva (investimos).
5. Define os seguintes conceitos de capital: capital financeiro, capital técnico, capital circulante, capital fixo, capital social, capitais próprios, capital alheio, capital natural e capital humano.
 R: As respostas estão na pergunta 6.
6. Utilizando as definições do ponto 5. classifica os seguintes itens:
a) recursos que um empresário mobilizou para a actividade produtiva Capital próprio.
b) valores financeiros dos proprietários da empresa, afectados à produção Capital financeiro.
c) um empréstimo bancário que a empresa contraiu Capital social.
d) maquinaria, edifícios, matérias-primas e matérias-subsidiárias empregues no processo produtivo Capital técnico.
e) maquinaria, edifícios, etc. que são utilizados em vários ciclos produtivos (durante vários anos)  Capital fixo.
f) matérias-primas, que são incorporadas no produto acabado, participando num único ciclo produtivo Capital circulante.
g) montante de recursos financeiros colocados à disposição de uma empresa pelos seus sócios Capital alheio.
h) recursos naturais Capital natural.
i) factor produtivo trabalho Capital humano.

7. Partindo da apresentação popular na Internet Suiça vs Portugal na perspectiva de um portuguêsrefere sobre a importância relativa dos recursos naturais, do capital humano, do enquadramento cultural e normativo e dos valores no desenvolvimento dos países.
R: A importância relativa dos recursos naturais é que não se diz que um país é pobre ou rico pelos recursos naturais que tem, pois, por exemplo, a Suíça não planta cacau, mas fabrica o melhor chocolate do mundo. O mesmo se passa com o capital humano. Um país muito montanhoso é inadequado para a agricultura, mas pode ser um país importante, como é o caso do Japão que é 80% montanhoso, mas é a 2ª economia a nível mundial. No caso do enquadramento cultural, um país pode ser pequeno, rústico e simples, como a Suíça, mas isso não quer dizer que este país seja inferior aos outros, muito pelo contrário, este país é muito desenvolvido intelectualmente. Podemos dizer que a diferença entre os países não está na sua riqueza, mas sim no seu espírito. Assim, um país deve mudar em termos morais, espirituais e éticos, ou seja, em termos de consciência, e não só em termos económicos e de desenvolvimento.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rendimento disponível dos particulares - 2018

curva de lorenz e coeficiente de GINI

Combinação dos fatores de produção II