Causas e tipos de desemprego







1. Indica as três categorias profissionais com maior volume de desempregados, em 2017:

a) Homens
R: Operários, artífices e operadores similares, Pessoal do serviço e vendedores e trabalhadores não qualificados.
b) Mulheres
R: Pessoal dos serviços e vendedores, trabalhadores não qualificados e pessoal administrativo e similares.
2. Constrói e comenta um gráfico representando a evolução das taxas de desemprego em Portugal, de 1983 até hoje, segundo o género


R: A taxa de desemprego segundo o género de 1983 até 2017 foi muito irregular. Em todos os anos a taxa de desemprego foi muito maior nas mulheres do que nos homens, mas começou a se aproximar mais a partir de 2011, havendo uma pequena exceção em que os homens tiveram uma maior taxa de desemprego em 2012. Em 1983 as mulheres tinham um valor de 4,6 e os homens de 11,6 devido à crise de 1983/84. Depois a taxa decresceu até 1992, sendo uma das causas Portugal entrar na CEE; depois subiu até 1995. Depois continuou a descer até 2000, subindo de novo até ao ano de 2007, quando entrou o euro em circulação em Portugal. No ano de 2008 desceu, mas depois continuou a subir até 2013. Nos últimos 4 anos a taxa de desemprego diminuiu, atingindo os valores de 8,4 para os homens e 9,4 para as mulheres, começando a recuperar-se.

3. Relaciona a mudança do perfil de especialização exigido pela economia portuguesa com a globalização das economias.
R: O perfil de especialização da economia portuguesa é baixo relativamente aos outros países desenvolvidos, portanto não podemos competir contra eles. Assim, para aumentar o nosso perfil de especialização, temos de produzir produtos mais caros e com maior qualidade, ou seja,com maior valor incorporado. Assim, existe uma maior produtividade de trabalho, as empresas produzem mais e os trabalhadores obtêm um salário melhor.
4. Explica um dos conceitos de desemprego apresentados acima, referindo porque este deverá preocupar os jovens.
R: O desemprego natural deverá preocupar os jovens, pois eles terão de estudar mais se queiserem ter um emprego mais seguro, ou seja, mais garantido. Se um jovem tiver um nível de escolaridade baixa, então alguns empregos poderão não aceitá-lo.
5. Calcula e interpreta a taxa de desemprego, utilizando dados referentes ao 3º Trimestre de 2012.
R: Desempregados=PT-PI-PAE
=9016.6- (4656.3-3489.4)= 870.9
População Ativa=PAE+DES
=5527.2
Taxa de desemprego=DES/PA *100
=870.9/5527.2*100=15.8%
6. Consultando o Livro Verde para a Sociedade da Informaçãorefere:
a) os objectivos da Escola;
R: são partilhados e apoiados pela comunidade envolvente. É por isso que se deve dar um papel cada vez mais importante às comunidades de base. É preciso também que a comunidade olhe para a Educação como algo pertinente em relação às situações da vida real e correspondendo às suas necessidades e aspirações.
b) os pilares do conhecimento;
R: aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos da compreensão, combinando uma cultura geral, suficientemente vasta, com a possibilidade de trabalhar em profundidade um pequeno número de matérias, o que também significa, aprender a aprender, para beneficiar das oportunidades oferecidas pela educação ao longo da vida;
- aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente, a fim de adquirir não somente uma qualificação profissional mas também competências que tornem a pessoa apta a enfrentar as mais diversas situações e a trabalhar em equipa;
- aprender a viver em comum, a fim de participar e cooperar com os outros, no respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz; e, finalmente,
- aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes e que permite a cada um desenvolver melhor a sua personalidade, ganhar capacidade de autonomia, discernimento e responsabilidade.
c) a formação ao longo da vida
R: A necessidade de educação/formação ao longo da vida decorre da constante produção de novos conhecimentos, uma dinâmica que é própria da sociedade da informação, e que, por essa razão, as escolas (como, aliás, as empresas) deverão estar conscientes desta necessidade que se impõe no mundo do trabalho, do ensino e da aprendizagem, e da vida em geral.
7. Refere a contribuição dos seguintes aspectos para o nível de desemprego:
- banalização da compra de produtos chineses;
R: Faz com que abandonemos a área dos têxteis, vestuário e calçado e mudemos o nosso perfil de especialização de economia, fazendo com que as pessoas dessas áreas de trabalho fiquem sem emprego, pois Portugal não pode concorrer contra a China devido, por exemplo, à falta de trabalho incorporado.
- actividades em self-service;
R: transferência do trabalho para o consumidor.
- automação/automatização;
R: substituição da mão-de-obra por máquinas.
- informatização;
R: Desenvolvimento dos computadores.
- globalização e integração económica.
R: É quando vário países pertencem ao mesmo Mercado, por exemplo, a UE, em que o país mais eficiente produz para todo o espaço económico, fazendo com que esta produção concentrada crie desemprego.

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